• Flávia Bordogna

DICAS PARA AMALFI

Atualizado: 11 de Nov de 2018


AMALFI - Mamma mia, Che bella città!





No nosso último post dei falei sobre a Costa Amalfitana, como chegar, onde ficar e dei algumas dicas gerais. Agora falarei um pouco sobre cada uma das incríveis cidadezinhas dessa esplêndida região, começando por Amalfi.

Belíssima cidade pendurada sobre o Mar Mediterrâneo, incrivelmente azul e cristalino, com suas casinhas em tons pastel que parecem construídas umas sobre as outras. Antiga "República Marinara", junto com Genôva, Pisa e Veneza, hoje uma linda cidade de ruazinhas estreitas, ladeiras íngremes e ótimos restaurantes. O seu belíssimo Duomo de Sant'Andrea, com influência árabe e bizantina, tem uma linda fachada dourada, um interior deslumbrante e uma escadaria cinematográfica que é um verdadeiro "regalo" para os seus visitantes , que ficam encantados com tanta beleza. É na cripta dessa igreja onde estão guardadas as relíquias de Sant'Andrea, o padroeiro da cidade.


Duomo Sant'Andrea


Interior do Duomo


Aos pés dessa linda escadaria, uma pracinha muito charmosa, com a Fontana Del Popolo no centro, onde os turistas costumam sentar para tomar uma "granita" ou saborear o famoso "limoncello" e observar o vai e vem da cidade. Limoncello é um licor suave da Costa Amalfitana, feito com a casca do limão, típico da região.

Amalfi é famosa pela qualidade desses limões, nas suas lojinhas, esse licor é vendido em belíssimas garrafas de porcelana pintadas, que são, como dizem os italianos, "molte carine". O artesanato da região da Campânia é muito bonito, são peças de cerâmica bem coloridas, garrafas, pratos, copos, bandejas pintados à mão e o tema geralmente é o limão.


Artesanato da Campânia


Amalfi é sem dúvida a base perfeita para visitar a Costa Amalfitana, pois fica no centro do Golfo de Palermo, tem um porto de fácil acesso, facilidade para pegar os ônibus da Sita que fazem o percurso Sorrento/Positano /Amalfi e Amalfi/Salerno. Os ticketes podem ser comprados nas tabacarias, bares e bancas de jornais.


Três tempos: abril/2005, setembro/2011 e junho/2018


DICAS DO QUE FAZER:

- Na Piazza Flavio Goia, que fica de frente para o mar, você encontrará um pequeno porto onde poderá pegar um barco para conhecer a região.

- Aproveite para conhecer a Grotta dello Smeraldo, uma gruta muito bonita que fica perto de Amalfi, na estrada SS63, lá tem um pequeno estacionamento onde você pode deixar o carro, descer as escadas, pegar um elevador e assim chegar à praia, onde pegará um barquinho para entrar na gruta. Valor: 5,00 euros.


DICAS DE ONDE FICAR:

Já dormi três vezes em Amalfi, pois como já falei anteriormente, Amalfi é a melhor base para conhecer a Costa Amalfitana. Nas duas primeiras vezes ficamos hospedados no Hotel Residence, que tem uma posição fantástica, de frente para aquele mar maravilhoso e bem perto da pracinha e do Duomo, que fica exatamente atrás do hotel, gostamos muito. Na última vez que lá estivemos, ficamos no maravilhoso Hotel Santa Caterina, incrustado nas encostas de uma montanha, com um elevador panorâmico que desce até a praia descortinando uma paisagem impressionante. La embaixo, a piscina e uma espécie de prainha particular. Maravilhoso! Tivemos também a oportunidade de conhecer o Grand Hotel Convento de Amalfi, mas não nos hospedamos nele. Outro hotel maravilhoso, que, para chegar à recepção é necessário pegar um elevador. Posição incrível!

Piscina do Hotel Santa Caterina


DICAS DE RESTAURANTES:

- Ristorante Da Gemma, Tive experiências gastronômicas Maravilhosas em Amalfi, o Restaurante da Gema, que fica quase na praça, foi uma delas, bem típico, uma vera cantina italiana. Ambiente simples, todo decorado com fotografias, com uma varandinha bem legal e uma comidinha deliciosa. Adorei!

- Ristorante Eolo, mais sofisticado, fica depois do Hotel Residence, de frente pro mar, cozinha maravilhosa! Caso vá fazer apenas uma refeição em Amalfi, esse é o restaurante, eu realmente adorei. Tem também o La Caravella, não conheço mas os comentários são muito bons.

Tem também os restaurantes dos hotéis de luxo que são maravilhosos, tive a oportunidade de conhecer o Restaurante Al Mare, do Hotel Santa Caterina, adorei, com uma vista incrível, parece que você está em um navio.



DICAS PARA ESTACIONAMENTO:

Não se preocupe com estacionamento em Amalfi, pois, antes de chegar em Amalfi existe um grande estacionamento, O Parcheggio Luna Rossa, na Via Pantaleone Comite, 35, antes da Torre Saracena. Localização perfeita para você parar com tranquilidade e poder circular a pé entre as duas cidades, Amalfi e Atrani. Devo admitir que os estacionamentos nessa região são um pouquinho salgados mas mesmo assim ainda acho que vale a pena.


Essa é Amalfi, simplesmente linda, espero que você tenha gostado, próximo post falarei sobre Positano. Aguardo você. Arriverdeci








153 visualizações

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now