© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
  • Flávia Bordogna

VISITE A COSTA AMALFITANA - DICAS E FOTOS

Atualizado: 2 de Nov de 2018



Amalfi


A Costa amalfitana é a região da Itália que eu mais gosto. São 60 km de paisagens deslumbrantes, formadas por pequenas cidades incrustadas nas montanhas, debruçadas sobre o mar Tirreno, maravilhosamente azul, um azul tão profundo que impressiona. Sempre que visito aquela região me surpreendo com tanta beleza! O percurso é formado por uma sucessão de lindas paisagens que vão surgindo a cada curva. As estradas são muito estreitas, sinuosas e sem acostamentos, de um lado montanhas, com plantações de enormes limões e uvas, e do outro, vertiginosas encostas na beira do mar. Às vezes você não acredita que o espaço é suficiente para outro carro passar... Em algumas ocasiões não é realmente, sendo necessário parar, dar uma ré e tentar novamente, é simplesmente incrível. As cidadezinhas são lindas! As mais importantes são Amalfi, que deu nome à região, Positano e Ravello. São cidades formadas por casas construídas nas encostas das várias montanhas, que caem diretamente no mar, e formam esse acidentado e incrível litoral que começa em Vietri sul Mare e termina em Positano.



Os 13 lindos vilarejos que formam a Costa Amalfitana, pendurados sobre o Mar Tirreno, nas encostas das Montanhas Lattari são: Amalfi, Positano, Ravello, Praiano, Maiori, Minori, Vietri sul Mare, Atrani, Cetara, Furore, Conca dei Marini, Scala e Tramonti. Apesar de Sorrento não estar localizada na Costa Amalfitana e sim na Costa Sorrentina, é também considerada por muitos, como uma cidade da Costa Amalfitana


COMO CONHECER A COSTA


Você deve escolher uma cidade como base. Já estive seis vezes na Costa Amalfitana e me hospedei em Positano, Amalfi, Ravello e Maiori . Em minha opinião, Amalfi é a melhor base por estar localizada no centro do Golfo de Salerno, ter um porto aonde chegam e saem vários barcos para visitar região, ter uma pracinha muito charmosa e vários restaurantes legais. Positano é um charme, mas é cheia de ladeiras e muitas escadas, já Ravello fica um pouco fora da rota. Tem ainda as cidadezinhas Maiori e Minori, que ficam bem pertinho de Amalfi .



Bem, agora que você já escolheu a cidade que vai ficar, pegue o seu carro e visite as cidadezinhas percorrendo aquelas estradas cinematográficas da região, parando nos miradouros, admirando as paisagens e fazendo lindas fotos. Esse deve ser sem dúvida alguma, uma slow trip, um passeio sem pressa, para que aquele momento encantador seja absorvido plenamente. Comece por Vietri sul Mare ou por Positano e vá contornando a costa parando nas cidades que você decidiu visitar.


Atrani

Ravello


Estada sinuosa da Costa Amalfitana - Estrada Statale Amalfitana


Agora, se você não está com carro, não fique triste, você também pode conhecer a Costa Amalfitana de barco. Essa também é uma forma muito legal de conhecer a região, pois as cidades quando vistas do mar são muito bonitas, elas vão tomando forma, se aproximando e surpreendendo aqueles que as observam, são momentos únicos, o problema é que, sem carro, você fica um pouco limitado e não terá a oportunidade de conhecer as estradas que tanto encantam os visitantes, nem poderá fazer alguns Days trips maravilhosos para quem está na região, como Pompéia, Vesúvio, Sorrento e outros. Falarei mais tarde sobre eles.



Amalfi - foto de Henio Bezerra


COMO CHEGAR NA COSTA AMALFITANA


O melhor ponto de partida é Nápoles, de lá você deve alugar um carro, pois essa é a melhor forma de visitar aquela região, as estradas são belíssimas com paisagens de tirar o fôlego. Aí você vai perder a conta do número de vezes que usará a interjeição "oh", pois a cada curva você verá surgir uma nova paisagem incrível. Você vai adorar! É só pegar a A3 Napoli-Salerno até Vietri sul mare e depois seguir na SS 163 até Positano. O percurso dura em torno de uma hora e meia.

Outra opção é ir do aeroporto de Nápoles Capodichino para o Porto Molo Beverello e pegar um Aliscafo (barco rápido) para Sorrento, que fica na Costa Sorrentina. O trajeto dura aproximadamente 40 min e custa 12 euros e de Sorrento pegar um outro barco para Positano, Amalfi ou Salerno. De trem só tem opção de chegar às cidades de Salerno e Vietri sul Mare, leva uma a hora e meia e custa 4,3 euros e saem da Estação Garibaldi em Napoles, você pode ver os horários no site da Trenitalia. Existe também a opção de ir de trem para Sorrento, os trens também saem da Estação Central Garibaldi, o trajeto dura aproximadamente uma hora e custa 4,1 euros e a companhia que faz essa linha é a Circumvesuviana.


Positano


COMO VISITAR AS CIDADEZINHAS


Além de fazer de carro, o que eu prefiro ,você pode fazer esse percurso utilizando os ônibus da SITA que circulam normalmente entre as cidades. Por 10 euros você compra um bilhete, o costierasita, que é válido por 24 horas com viagens ilimitadas na Costa Amalfitana, mas não se esqueça de preencher esse bilhete com seu nome e data de nascimento. Fique atento pois os ônibus funcionam apenas até às 22h00. Outra opção são os barcos "Traghetti", os Metrò del Mare, link com horários e tarifas, eles também circulam como os ônibus, são barcos simples e custam um pouco mais que os ônibus. Um barco de Amalfi para Positano, por exemplo, faz um trajeto de 25 minutos e custa na faixa de 8 euros. É possível o transporte de bagagem e é cobrado 2 euros por mala. Você deve ficar atento aos horários pois mudam frequentemente, de acordo com as previsões meteorológicas, pois em caso de mar muito agitado, "mosso", eles podem até ser cancelados . Fazer um passeio de barco nessa região é simplesmente necessário, pois é a melhor forma de apreciar as paisagens, admirar a cor do mar, a transparência das águas e aproveitar para mergulhar nas águas calmas do Mediterrâneo. Você também pode alugar um barco, existem passeios de 3 horas que custam na faixa de 150 euros para um passeio inesquecível por aquelas águas transparentes do Mar Tirreno.


Amalfi - foto de Henio Bezerra



QUANDO IR


O melhor período para visitar essa região é de maio a setembro, exceto o mês de agosto pois é uma loucura, é o período de férias na Itália e as cidades ficam quase insuportáveis, tudo muito cheio! Junho, julho e setembro são meses perfeitos. Não recomendo visitar essa região na baixa estação pois é tudo muito triste, sem vida, alguns hotéis e restaurantes fecham, o céu e o mar perdem aquele azul maravilhoso, adquirindo um tom cinza, realmente não é legal...



E aí, gostou da Costa Amalfitana? Espero que sim, pois no próximos posts falarei detalhadamente sobre as principais cidades: Amalfi, Positano e Ravello. Aguardo vocês.

221 visualizações4 comentários
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now